quinta-feira, 25 de junho de 2009

Salmonela no ovo

Com o aumento de contaminação nos ovos pela bactéria Salmonela, achei necessário fazer algumas observações.Encontrei o assunto num site com uma linguagem bem simples e compreensível. Leiam e se informem.

O que é salmonela?
Salmonela é uma bactéria que pode provocar diversas doenças gastrintestinais graves. A quantidade de bactérias ingeridas determina se a doença vai ou não se manifestar.
A salmonela está sempre presente nos ovos?
Felizmente, é raro encontrar salmonela nos ovos. Se a galinha estiver contaminada e excretar a salmonela, os germes podem penetrar no ovo através da casca contaminada. Mesmo assim, pouquíssimas bactérias contaminarão o ovo propriamente dito. Quanto mais fresco o ovo, menores as chances de proliferação das bactérias. Em temperaturas inferiores a seis graus centígrados, as bactérias dificilmente se multiplicam, mas em temperatura ambiente, elas se reproduzem rapidamente. Uma vez presentes, esses hóspedes indesejados sobrevivem intactos à refrigeração ou até ao congelamento. A única forma de destruí-los é submetê-los a temperaturas superiores a setenta graus centígrados.
Como se proteger da salmonela
Nunca guarde os ovos para depois. Compre sempre ovos frescos e consuma-os rapidamente.
Ao comprar ovos de galinha, guarde-os imediatamente na geladeira.
Em pratos que levam ovos crus (por exemplo, tiramisú, zabaglione), use apenas ovos muito frescos. Não guarde as sobras.
Cozinhe os ovos colocando-os diretamente na água fervendo e mantendo-os em fogo brando durante pelo menos cinco minutos.
Após a data preferencial de consumo, certifique-se de que os ovos foram muito bem cozidos antes de comê-los.
Ovos com a casca danificada devem ser muito bem cozidos e consumidos imediatamente.
Na geladeira, conserve os ovos sempre longe de saladas e vegetais.
Lave as mãos regularmente ao manusear alimentos.